CIM do Tâmega e Sousa participa na última conferência do projeto europeu DigiBEST

2023-05-30

A CIM do Tâmega e Sousa marcou presença na conferência final do DigiBEST – Digital Business EcoSystem Transformation, um projeto europeu na área da promoção da competitividade das PME através da sua transformação digital. O encontro de parceiros, que decorreu no final da semana passada, durante dois dias, 25 e 26, em Riga, na Letónia, foi organizado pelo Ministério da Proteção Ambiental e Desenvolvimento Regional da República da Letónia, entidade que lidera o projeto. A CIM do Tâmega e Sousa esteve representada pela Chefe da Equipa Multidisciplinar de Políticas Públicas Intermunicipais, Ester Moreira da Silva.


Volvidos quatro anos, os sete parceiros do DigiBEST voltam a reunir-se em Riga, cidade que recebeu também a reunião de arranque do projeto, desta feita para fazerem um ponto da situação da implementação dos planos de ação para a promoção da digitalização das PME, que ficará concluída em julho deste ano, data que assinala ainda o término do projeto, bem como uma análise retrospetiva de parceiros e stakeholders relativamente às boas práticas e aprendizagens colhidas ao longo da execução do mesmo. A conferência constituiu ainda um momento para lançar sementes para futuros projetos europeus, assegurando a manutenção das parcerias e redes colaborativas já firmadas.


Refira-se que o plano de ação desenhado pela CIM do Tâmega e Sousa para a região incorpora informação sobre a forma como as boas práticas e os ensinamentos retirados da cooperação entre os parceiros do projeto nas visitas de estudo realizadas podem ser adaptados e/ou replicados no território, de modo a melhorar o instrumento de política de apoio selecionado pela CIM do Tâmega e Sousa para o acesso ao financiamento das PME para transformação digital.


Este plano materializa-se em três ações: criação de um espaço de coworking na CIM do Tâmega e Sousa, dinamização de um fórum regional sobre a transformação digital das empresas e implementação de um programa de capacitação digital para empresários e população ativa.


Recorde-se que, no âmbito do projeto DigiBEST, a CIM do Tâmega e Sousa assumiu a organização da primeira visita de estudo, que decorreu nesta região em dezembro de 2019.
O DigiBEST é um projeto de cooperação inter-regional para a melhoria da política de promoção da competitividade das PME, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelo Governo da Noruega, através do programa INTERREG EUROPE.


O principal objetivo do projeto é promover a competitividade das PME através da sua transformação digital, propondo soluções para aumentar sua capacidade de usar tecnologias avançadas e novas abordagens de negócios inovadoras, traduzindo-se na melhoria do desenvolvimento económico geral e do emprego.


O projeto DigiBEST é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do programa Interreg Europe, num total de 1,14 milhões de euros. Para além da CIM do Tâmega e Sousa, integram o projeto o Ministério da Proteção Ambiental e Desenvolvimento Regional da República da Letónia, a Universidade da Letónia, a Região de Trøndelag (Noruega), a Svilluppo Basilicata SPA – Agência de Desenvolvimento Regional (Itália), a Província de Granada (Espanha) e a instituição financeira Austria Wirtschaftsservice Gesellschaft (Áustria).

Notícias Relacionadas

ACOMPANHE-NOS

CONTACTOS

Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

Avenida José Júlio, 42, 4560-547 Penafiel
+351 255 718 340 (chamada para rede fixa nacional)
geral@cimtamegaesousa.pt

 

Copyright © 2022 Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Todos os direitos reservados.