Parceria liderada pela CIM do Tâmega e Sousa apresenta resultados da estratégia turística da região

2023-11-17

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, a Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, a VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa / Rota do Românico, a AMDT – Associação de Municípios do Douro e Tâmega, a Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional e a ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira, entidades que firmaram uma parceria para a implementação de uma Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos com foco temático no turismo, apresentam, na próxima sexta-feira, dia 24, os resultados do trabalho desenvolvido. Designado de "PROVERE:  valorização, dinamização e promoção turística do Douro, Tâmega e Sousa", o evento terá lugar no Auditório do Centro Cultural Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, em Celorico de Basto, a partir das 14h00.

 

Esta sessão de apresentação de resultados, que coincide com o encerramento do projeto, constituirá uma oportunidade para fazer uma retrospetiva do trabalho em rede realizado e dos investimentos feitos no quadro desta Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE, liderada pela CIM do Tâmega e Sousa.

 

À CIM do Tâmega e Sousa caberá a apresentação do trabalho desenvolvido em torno da criação da nova marca territorial – Douro, Tâmega e Sousa – e da promoção deste destino turístico, que muito contará, para a sua afirmação e desenvolvimento, com os caminhos de peregrinação dinamizados pela Ader-Sousa, com a Rota do Românico, um produto turístico gerido pela VALSOUSA, com as ações e projetos ligados ao turismo de natureza e ao turismo sustentável, da AMDT e da ADRIMAG, respetivamente, bem como com os produtos locais, uma aposta da Dolmen.

 

A sessão será moderada pelo Primeiro-Secretário do Secretariado Executivo da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. 


PROGRAMA

INSCRIÇÃO

 

Recorde-se que importância da atividade turística na região do Douro, Tâmega e Sousa motivou, em 2016, a definição de uma Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE assente no turismo, destacando-se como produto-âncora o turismo de natureza e de aventura e como produtos complementares o turismo cultural, o turismo gastronómico, o enoturismo e o turismo de saúde e bem-estar. Esta Estratégia, designada de “Turismo para Todos”, foi formalmente reconhecida em outubro de 2018, tendo sido contratualizada com a sub-região do Tâmega e Sousa no âmbito do Norte 2020.

 

Esta Estratégia permitiu, além dos seis projetos que serão agora apresentados, a implementação de 25 projetos-âncora, com um investimento global de cerca de 26M€ e um apoio comunitário, através do Norte 2020, de cerca de 18M€. Até ao momento, estima-se que o efeito multiplicador do investimento materializado pelos projetos-âncora corresponda quase à duplicação desse investimento em investimentos privados, gerando acrescidos fatores de competitividade e emprego capazes de responder a uma procura cada vez mais exigente.

 

Esta sessão de apresentação de resultados insere-se na operação “Gestão e Dinamização do Consórcio da EEC PROVERE Turismo Para Todos”, cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Notícias Relacionadas

ACOMPANHE-NOS

CONTACTOS

Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

Avenida José Júlio, 42, 4560-547 Penafiel
+351 255 718 340 (chamada para rede fixa nacional)
geral@cimtamegaesousa.pt

 

Copyright © 2022 Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Todos os direitos reservados.