Ciclo de workshops sobre violência doméstica

2023-04-06

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa retoma, no próximo dia 19, o seu ciclo de workshops subordinado à temática da violência doméstica, promovido no âmbito da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa. Designado de A conversar podemos eliminar a violência, a primeira edição deste ciclo contou com a dinamização de 11 workshops.

 

O próximo workshop, subordinado ao tema “A lente dos cuidados sensíveis ao trauma em violência doméstica”, vai decorrer no dia 19 deste mês, entre as 9h30 e as 12h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel.

 

A violência doméstica e os traumas que dela advêm impõem uma abordagem multidisciplinar, que permita abordar o problema sob diferentes prismas, promovendo, assim, um dos principais objetivos da Unidas: o trabalho em rede.

 

Nesse sentido, pretende-se com este workshop abordar a temática do trauma, procurando dotar os participantes de ferramentas e estratégias para a intervenção em contexto traumático provocado por situações de exposição à violência doméstica e qual o contributo que cada uma poderá ter no sentido de identificar o fenómeno e minimizar os efeitos e as consequências do trauma.

 

O workshop contará com as intervenções de José Carlos Rocha, Professor do Instituto Universitário de Ciências da Saúde, tutelado pela CESPU – Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário, e Diretor do Centro de Psicologia do Trauma e do Luto, e de Mariana Negrão, Professora da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e Investigadora do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da mesma instituição universitária.

 

Dirigido aos técnicos das estruturas municipais de atendimento às vítimas da região, este ciclo de workshops é também aberto a entidades com competência em matéria de infância e juventude – saúde, educação, justiça, serviço social, IPSS, associações, CPCJ –, bem como aos demais profissionais que trabalhem com intervenção na área da violência doméstica.

 

De referir que este ciclo de workshops vem dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste domínio pela CIM do Tâmega e Sousa, entidade coordenadora da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, a primeira rede intermunicipal a ser constituída no nosso país, que, além de apoio social, psicológico e jurídico às vítimas, faz ainda a articulação com as restantes estruturas e respostas da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, tendo em vista uma maior proximidade e eficácia da intervenção.

 

O ciclo de workshops é cofinanciado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.

 

Programa

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia AQUI.

Notícias Relacionadas

ACOMPANHE-NOS

CONTACTOS

Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

Avenida José Júlio, 42, 4560-547 Penafiel
+351 255 718 340 (chamada para rede fixa nacional)
geral@cimtamegaesousa.pt

 

Copyright © 2022 Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Todos os direitos reservados.