VIVER
Um novo caminho para apoiar, acolher e incluir.
O NODUS é uma resposta intermunicipal pioneira que assegura acompanhamento clínico e social especializado a crianças até aos 4 anos com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), bem como apoio contínuo às suas famílias, desde a confirmação do diagnóstico realizada pelo Serviço Nacional de Saúde.
Funciona nas instalações do antigo Jardim de Infância de Rans, em Penafiel, e abrange os 11 municípios da região do Douro, Tâmega e Sousa.
Baseado num modelo de intervenção precoce, multidisciplinar e inclusivo, o projeto reforça a coesão social e o apoio às famílias, num território que valoriza a igualdade de acesso aos cuidados.
A quem se destina
A crianças até aos 4 anos com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), sinalizadas e indicadas pelo Serviço Nacional de Saúde, e às suas famílias, residentes em qualquer um dos 11 concelhos da região do Douro, Tâmega e Sousa.
O apoio é garantido por uma equipa técnica especializada, com intervenção clínica, social e psicossocial, assegurando um acompanhamento contínuo e de proximidade.
Por que apenas até aos 4 anos?
O NODUS não substitui os serviços existentes que também têm um papel fundamental e devem cumprir a sua responsabilidade no acompanhamento contínuo das crianças.
O foco nas crianças até aos 4 anos é intencional e baseado em evidência científica. Os primeiros anos de vida correspondem a uma “janela crítica” de desenvolvimento cerebral, durante a qual a intervenção precoce pode ter um impacto decisivo na trajetória da criança, potencializando habilidades sociais, cognitivas e de comunicação.
Ao concentrar recursos nesta fase, o NODUS garante que cada criança recebe um ponto de partida sólido, estruturado e seguro. Este acompanhamento inicial permite também preparar a transição para outros serviços educativos, terapêuticos e sociais, apoiando as famílias no acesso a um percurso contínuo de intervenção, mesmo após os 4 anos.
O NODUS e a comunidade
Paralelamente, o NODUS desenvolve ações de formação e sensibilização, fortalecendo práticas inclusivas e a capacidade de resposta da comunidade, de forma que todas as famílias se sintam apoiadas, mesmo que a criança não seja elegível para o projeto.
Contacto
geral@nodus.pt
___________________
O NODUS é um projeto-piloto promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em copromoção com a APADIMP – Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel e a Associação de Solidariedade Social e Cultura para o Desenvolvimento de Rans, contando com a supervisão clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa e com o apoio do Município de Penafiel, da ULS do Alto Ave e do Centro Distrital da Segurança Social do Porto.
Cofinanciado pela União Europeia, através do programa NORTE 2030 e do Fundo Social Europeu Mais (FSE+), o NODUS representa uma resposta pioneira na região, baseada num modelo articulado, multidisciplinar e de intervenção precoce.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para facilitar a sua interação com o nosso site, mas precisamos do seu consentimento para este efeito. Para mais informações clique aqui.
CONTACTOS
Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa
Avenida José Júlio, 42, 4560-547 Penafiel
+351 255 718 340 (chamada para rede fixa nacional)
geral@cimtamegaesousa.pt