CIM do Tâmega e Sousa acolhe exercício nacional de cibersegurança na administração pública local

2023-10-16

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa acolhe, durante os próximos dois dias, 17 e 18, o Exercício Nacional de Cibersegurança 2023 (ExNCS’23), uma iniciativa organizada pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), com a cooperação da ENISA – Agência da União Europeia para a Cibersegurança e o apoio da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses e das 25 entidades intermunicipais.

 

A edição deste ano será dedicada à cibersegurança nos municípios portugueses e, nesse sentido, irá decorrer em simultâneo nas 25 entidades intermunicipais do país. Nesta região, o evento terá lugar na sede da CIM do Tâmega e Sousa, em Penafiel, e contará com a participação dos técnicos de informática responsáveis pela cibersegurança dos 11 municípios desta CIM. Durante estes dois dias, estes técnicos terão a oportunidade de participar em ações de capacitação e em exercícios de prevenção e resposta a incidentes de cibersegurança.

 

Aos técnicos de informática dos municípios da CIM do Tâmega e Sousa vão juntar-se entidades de relevo na matéria, nomeadamente a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, a CNPD – Comissão Nacional de Proteção de Dados, o COCiber – Comando das Operações de Ciberdefesa, a LUSA – Agência de Notícias de Portugal, a Polícia Judiciária, os SIS – Serviços de Informações de Segurança, entre outras. Ao longo do exercício, estará ainda presente um grupo de observadores.

 

Tendo como foco a administração pública local, a edição deste ano do ExNCS’23 visa sensibilizar os municípios para a importância da cibersegurança, avaliar o seu nível de preparação e testar a sua capacidade de resposta a incidentes, bem como a aplicação do Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço.

 

Através de uma série de cenários que reproduzem as principais ameaças ao ecossistema dos municípios, o ExNCS’23 irá avaliar a resiliência digital da administração local e a eficácia das autoridades nacionais na resposta e recuperação de ciberataques em larga escala, com especial destaque para os elementos comuns e serviços essenciais que caracterizam as cidades inteligentes.

 

O CNCS, enquanto Autoridade Nacional de Cibersegurança, organiza e realiza exercícios nacionais anuais, que visam avaliar a preparação e maturidade das diversas entidades para lidar com incidentes de grande envergadura.

 

De referir que a CIM do Tâmega e Sousa é considerada uma entidade de referência nesta matéria, tendo sido convidada a participar nas edições de 2022 e 2023 da conferência C-Days, o evento de referência nacional na área da cibersegurança, para apresentar o trabalho que tem vindo a desenvolver junto dos seus municípios no sentido de capacitar as suas equipas da área das tecnologias da informação, bem como os colaboradores municipais e intermunicipais, numa perspetiva de ciber-higiene e engenharia social. Em fevereiro deste ano, a CIM do Tâmega e Sousa organizou ainda a conferência “O futuro da cibersegurança no Douro, Tâmega e Sousa: desafios e exigências”, dedicada à temática da cibersegurança e da vulnerabilidade digital nas entidades da administração pública local e regional.

Notícias Relacionadas

Conferência “O futuro da cibersegurança no Douro, Tâmega e Sousa"

2023-02-07

ACOMPANHE-NOS

CONTACTOS

Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

Avenida José Júlio, 42, 4560-547 Penafiel
+351 255 718 340 (chamada para rede fixa nacional)
geral@cimtamegaesousa.pt

 

Copyright © 2022 Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Todos os direitos reservados.