CIM do Tâmega e Sousa reforça combate à vespa velutina

2023-05-23

A CIM do Tâmega e Sousa procedeu à aquisição de equipamento de inativação de ninhos da espécie invasora vespa velutina. Os equipamentos foram entregues ontem, dia 22, aos municípios da região, numa sessão que decorreu no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.


A aquisição deste equipamento surge na sequência de uma investigação desenvolvida pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), cujo trabalho de recolha de dados em campo decorreu nos concelhos da região do Douro, Tâmega e Sousa, e culminou com o desenvolvimento de um composto biológico específico – biocida – para o combate à vespa velutina e respetivo ajustamento num dispositivo de injeção para controlo da espécie em ninhos.


Este trabalho entre a CIM do Tâmega e Sousa e a UTAD resulta de uma parceria firmada, em 2021, entre as duas entidades, com o objetivo de contribuir para o controlo da espécie exótica no território do Douro, Tâmega e Sousa, através da criação de mecanismos de controlo e inativação de ninhos de vespa velutina, de forma mais simples e eficaz, quer para os serviços de proteção civil das autarquias da região com competências atribuídas para o combate quer para os apicultores, que são severamente afetados pela destruição das suas abelhas nos apiários.


De referir que a região do Douro, Tâmega e Sousa continua a ser uma das mais afetadas a nível nacional por esta espécie invasora, pelo que esta parceria vem dar continuidade e reforçar os trabalhos já desenvolvidos no âmbito de outros projetos, como o GesVespa, que decorreu entre 2016-2019 e que foi liderado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV), em parceria com a CIM do Tâmega e Sousa e a UTAD, entre outros, e o GO Vespa – Grupo Operacional “Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina nigrithorax (Vespa velutina) na produção apícola”, gerido pela Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, entre 2018 e 2021, também com a parceria da UTAD.


Com base nos resultados apresentados no seminário GO Vespa 2021, foram criadas uma carta de densidade de ninhos por quilómetro quadrado e uma carta de suscetibilidade de expansão desta praga para o Douro, Tâmega e Sousa, nas quais é bem visível que a região se encontra severamente afetada por esta espécie. Estas duas cartas mostravam que, se se mantivesse o modelo de registo e de destruição de ninhos, a vespa velutina iria continuar a sua expansão.


Nesse sentido, este projeto procurou investir em métodos de destruição alternativos para a proteção civil, através de dispositivos de injeção, mais rápidos de usar e sem estarem dependentes da hora do dia para os usar, permitindo às equipas de destruição atuar em mais locais e inativar mais ninhos em menor tempo, melhorando, assim, a atuação dos municípios, que têm responsabilidade no controlo e destruição de ninhos.


A operação “Control Vespa Tâmega e Sousa”, liderada pela CIM do Tâmega e Sousa em parceria com a UTAD, foi cofinanciada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.
 

Notícias Relacionadas

ACOMPANHE-NOS

CONTACTOS

Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

Avenida José Júlio, 42, 4560-547 Penafiel
+351 255 718 340 (chamada para rede fixa nacional)
geral@cimtamegaesousa.pt

 

Copyright © 2022 Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Todos os direitos reservados.