Região do Douro, Tâmega e Sousa promove-se no Luxemburgo

2023-03-14

O Douro, Tâmega e Sousa é a região convidada da missão ao Luxemburgo da Rede Global da Diáspora, a maior rede colaborativa da diáspora portuguesa. Esta missão, organizada pela Fundação AEP, entidade com a qual a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa subscreveu, em 2020, um protocolo de cooperação para a promoção conjunta da Rede Global da Diáspora, realiza-se esta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, e contará com a participação do Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Pedro Machado, e do Primeiro-Secretário do Secretariado Executivo da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto.

A missão ao Luxemburgo é uma das iniciativas da Fundação AEP para a promoção internacional desta Rede, enquadrando-se num conjunto de missões dirigido à diáspora portuguesa, com o objetivo de aprofundar laços de cooperação com a comunidade emigrante, incluindo a classe empresarial, em particular para divulgação do PNAID – Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora.

 
O programa da missão prevê um Encontro de Negócios da Rede Global da Diáspora dirigido a empresários da diáspora portuguesa no Luxemburgo, que contará com uma intervenção do Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, bem como reuniões de trabalho com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa, com vista ao aprofundamento das relações de cooperação bilaterais. O programa inclui ainda visitas a d'Esch-sur-Alzette, a segunda maior cidade do Luxemburgo, com vista a avaliar as condições para a realização de uma mostra de produtos para a diáspora portuguesa, e a Differdange, a terceira maior cidade do país, de matriz industrial, com o objetivo de estabelecer contactos com as entidades locais e visitar as futuras instalações da Astrolábio – House of Portugal.


Esta missão constituirá, por isso, e uma vez mais, uma oportunidade para dar a conhecer o Douro, Tâmega e Sousa como território com excelentes condições para atração de investimento, nomeadamente de empresários da diáspora, bem como reforçar o reconhecimento das empresas da região nos mercados externos enquanto produtoras de bens e serviços de elevada qualidade e diferenciação. Recorde-se que, em 2018, a CIM do Tâmega e Sousa organizou, em parceria com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, o III Encontro de Investidores da Diáspora, que reuniu mais de 700 participantes, oriundos de 35 países dos 5 continentes.
Esta missão ao Luxemburgo é organizada pela Fundação AEP em articulação com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, com a Embaixada de Portugal no Luxemburgo e com a delegação da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal para os mercados Benelux.

Notícias Relacionadas

ACOMPANHE-NOS

CONTACTOS

Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

Avenida José Júlio, 42, 4560-547 Penafiel
+351 255 718 340 (chamada para rede fixa nacional)
geral@cimtamegaesousa.pt

 

Copyright © 2022 Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Todos os direitos reservados.