Unidas retoma ciclo de workshops sobre violência doméstica
2024-10-14
Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, serviço coordenado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, retoma, no próximo dia 23, o seu ciclo de workshops subordinado à temática da violência doméstica. Designado de “A conversar podemos eliminar a violência”, este ciclo terá como foco dar a conhecer o impacto da violência doméstica nas competências parentais das vítimas e identificar programas de educação parental desenvolvidos junto delas. A próxima ação está agendada para o dia 23 deste mês, às 09h30, no Auditório Municipal do Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, em Celorico de Basto.
Viver num contexto familiar hostil e violento pode provocar um profundo sofrimento nas vítimas, geralmente mulheres, afetando-as diretamente, tanto fisicamente como emocionalmente, e indiretamente, através da vinculação com os filhos. Assim, estas vítimas necessitam de um suporte externo estruturante para desenvolver recursos que as ajudem a lidar com o impacto da experiência traumática que enfrentam nas suas relações íntimas. No contexto clínico, observa-se que a experiência parental, na maioria das situações, está comprometida, surgindo a necessidade de criar e dinamizar programas orientados para uma parentalidade e educação consciente.
Desta forma, pretende-se com este workshop dar a conhecer o impacto da violência doméstica nas competências parentais das vítimas e apresentar estratégias de empoderamento que lhes permitam lidar com a experiência traumática e promover uma parentalidade consciente.
O workshop contará com as intervenções de Elisa Veiga, Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica e Teresa Cerqueira Lopes Coordenadora do Gabinete de Apoio à Família de Viana do Castelo. A sessão será moderada por Helena Martinho, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Celorico.
Dirigido aos técnicos das estruturas municipais de atendimento às vítimas da região, este ciclo de workshops é também aberto a entidades com competência em matéria de infância e juventude – saúde, educação, justiça, serviço social, IPSS, associações, CPCJ –, bem como aos demais profissionais que trabalhem com intervenção na área da violência doméstica.
A participação no seminário é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até ao dia 20.
De referir que este ciclo de workshops vem dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste domínio pela CIM do Tâmega e Sousa, entidade coordenadora da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, a primeira rede intermunicipal a ser constituída no nosso país e que está em funcionamento desde abril de 2021.
O III ciclo de workshops “A conversar podemos eliminar a violência” é promovido pela CIM do Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo Pessoas 2030 – Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão, Portugal 2030 e União Europeia.
Sobre a UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa
Em funcionamento deste abril de 2021, a UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa é uma rede constituída por 11 estruturas de atendimento a vítimas de violência doméstica, uma por cada município do Douro, Tâmega e Sousa, que prestam um serviço especializado, confidencial e gratuito a vítimas de violência doméstica, assegurando-lhes apoio social, psicológico e jurídico. Além destes apoios, estas estruturas disponibilizam também uma resposta especializada de apoio psicológico para crianças e jovens vítimas de violência, um mecanismo que é também um importante contributo na interrupção dos ciclos de violência.
Além do apoio às vítimas, a UNIDAS faz ainda a articulação com as entidades parceiras outorgantes do Protocolo para Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, tendo em vista uma maior proximidade e eficácia da intervenção e do trabalho em rede.
A UNIDAS destina-se a vítimas de violência (crianças, jovens, adultos e idosos) e a pessoas que procurem informação neste âmbito, residentes ou não nos concelhos da região do Douro, Tâmega e Sousa. Este apoio pode ser prestado em qualquer uma das 11 estruturas de atendimento da rede UNIDAS, independentemente do concelho de residência da vítima ou da pessoa que o procure.
Notícias Relacionadas
2023-11-24
2023-02-06
2024-03-26
2024-04-19
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para facilitar a sua interação com o nosso site, mas precisamos do seu consentimento para este efeito. Para mais informações clique aqui.
CONTACTOS
Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa
Avenida José Júlio, 42, 4560-547 Penafiel
+351 255 718 340 (chamada para rede fixa nacional)
geral@cimtamegaesousa.pt