CIM do Tâmega e Sousa apresentou resultados do impacto social da rede Unidas

2023-06-30

A CIM do Tâmega e Sousa apresentou ontem, dia 29, na Biblioteca Municipal de Lousada, os resultados do impacto social na comunidade da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, uma rede constituída por 11 estruturas de atendimento a vítimas de violência doméstica e que disponibiliza também a valência de resposta de apoio psicológico para crianças e jovens vítimas de violência.

 

A apresentação dos resultados esteve a cargo de Madalena Oliveira, professora universitária e investigadora, e de José Carlos Rocha, professor universitário e Diretor do Centro de Psicologia do Trauma e do Luto, avaliadores das estruturas de atendimento a vítimas e da resposta de apoio psicológico da Unidas, respetivamente.

 

Volvidos dois anos da entrada em funcionamento das 11 estruturas de atendimento, uma por cada município da região do Douro, Tâmega e Sousa, e de um ano e meio de implementação da resposta especializada de apoio psicológico para crianças e jovens vítimas de violência, os resultados do seu impacto social evidenciam que estas respostas sociais tiveram um impacto social muito positivo na comunidade.

 

No que concerne às estruturas de atendimento a vítimas de violência doméstica, destaca-se o caráter inovador desta rede e o seu potencial de expansão e replicabilidade noutros territórios nacionais. Refira-se que a Unidas foi a primeira rede intermunicipal a ser constituída no nosso país, servindo de exemplo a outras entidades que estão a implementar projetos congéneres. 

 

Ainda no âmbito deste projeto, os resultados do impacto social evidenciam o papel agregador da CIM do Tâmega e Sousa na coordenação e operacionalização da rede, bem como a sua capacidade de articulação com as entidades municipais, regionais e nacionais que atuam neste âmbito. Além do apoio social, psicológico e jurídico às vítimas, a Unidas faz ainda a articulação com as entidades parceiras outorgantes do protocolo para a territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, tendo em vista uma maior proximidade e eficácia da intervenção e do trabalho em rede.

 

Relativamente ao projeto de resposta de apoio psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica, cuja equipa foi treinada em técnicas altamente especializadas para reconhecer e tratar o stresse traumático e o trauma complexo em crianças vítimas, foi observada a prevalência de stresse traumático em 33,4% das vítimas e de trauma complexo em 15,2%. Nesse sentido, foi salientada a importância de haver serviços mais sensíveis ao trauma nas crianças, dado o facto de os efeitos de curto, médio e longo prazo serem devastadores dessas vidas e das comunidades. Foi ainda sublinhada a importância de diferenciar os serviços mais especializados e aproximá-los de quem mais necessita, promovendo uma sociedade sensível ao trauma, capaz de reconhecer e tratar os danos.

 

De abril de 2021 a maio de 2023, foram 1675 as vítimas acompanhadas pela Unidas, 290 delas crianças e jovens. No mesmo período, a Unidas realizou um total de 11.252 atendimentos a vítimas de violência doméstica, dos quais 1552 foram crianças e jovens.

 

A apresentação pública da avaliação de impacto das estruturas de atendimento e da resposta de apoio psicológico da UNIDAS foi promovida pela CIM do Tâmega e Sousa, sendo cofinanciada pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.

Notícias Relacionadas

Ciclo de workshops sobre violência doméstica

2023-04-06

CIM do Tâmega e Sousa apresenta resultados do impacto social da rede Unidas

2023-06-15

ACOMPANHE-NOS

CONTACTOS

Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

Avenida José Júlio, 42, 4560-547 Penafiel
+351 255 718 340 (chamada para rede fixa nacional)
geral@cimtamegaesousa.pt

 

Copyright © 2022 Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Todos os direitos reservados.